quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

The Kanguru Project



A essência da força do rock e do hard rock ainda não se perdeu totalmente. O género sofreu mutações várias, outros estilos musicais tomaram-lhe o trono, a sua identidade foi posta em causa, enfim, o mundo e a música mudaram completamente desde o seu aparecimento desde o início do século XX. Há projectos que ainda se querem aproveitar de toda a força que o rock dos anos 60 e 70 trouxe, trazendo um pouco do moderno mundo musical a este veterano da música moderna.


A musicalidade dos The Kanguru Project é uma pequena (mas grande) lição sobre o que o rock foi em tempos e para onde se deve virar, nesta nova década. Aprender com o que se fez antes, ver o que se faz bem agora, tentar adivinhar para onde caminha o futuro. A força crúa do hard rock, os riffs do indie rock dos anos 90/00 e uma cama vocal muito post rock. Uma banda não se pode definir pelas suas influências ou aparentes rótulos musicais, mas talvez assim compreendam melhor o que quero dizer com esta banda.

A presença do baixo é de bradar aos céus. O baixo passa tantas vezes despercebido no rock e é muitas vezes tornado em figura secundária. Mas quando se sabe dar uso ao ritmo melódico deste instrumento, a música ganha outra forma. Ouvir "Kaleidoscope Song" e "Happy Old Year", para perceber como algum tacto sonoro, da parte de quem faz música, pode definir um som de um grupo num género tão directo como o rock.


Sem querer ignorar a boa voz e os bons riffs de guitarra que soam durante todas as faixas, a simplicidade e ataque muito assumido da bateria também modelam o género que os TKP transpõem cá para fora. Força, presença, tacto musical. Os devidos parabéns a este conjunto de músicos pela muito bem conseguida conjugação dos 5 instrumentos que constituem este projecto.


Passem no MySpace para ouvirem os The Kanguru Project, creio que os vídeos que estão na net não deixam perceber a sua real qualidade!




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons