domingo, 21 de agosto de 2011

oLUDO


Os algarvios oLUDO são outra das bandas que mais me prenderam a atenção nos últimos tempos. A partir do longa-duração de 2009, “Nascituro”, e do EP “Mil Tentações” editado via Optimus Discos no ano passado, foi fácil perceber que está aqui mais uma ardilosa pequena multidão de músicos.

O que engrandece sobremaneira esta banda é a sua perfeição idónea, onírica por vezes, como na sublime “MUZAR”, um dos temas incluídos no referido EP e cujo vídeo não lhe fica atrás. Têm tanto de banda pop tipicamente portuguesa, a das composições com cuidado, lá ao fundo melancólicas, mas simples e eficazes que encaixariam todas no filme “Jaime” de António Pedro Vasconcelos ou em “Adeus Pai”, de Luís Filipe Rocha, se estes ainda não existissem, como de banda coerente e amadurecida, com linhas instrumentais densas e danadas e letras elaboradas de forma elementar.

Não admira, sendo os oLUDO um daqueles casos óbvios de sucesso futuro na pop nacional, alternativa ou mainstream, um daqueles casos admiráveis de tão terrível acutilância na conjugação dos verbos musicais, que os oLUDO já tenham estado numa das sessões “3 Pistas”, promovidas pelo programa “Portugália” de Henrique Amaro. Nem admira nada que as guitarras e o piano de “A Minha Grande Culpa”, um dos temas de “Nascituro”, sejam já familiares quando nos lembramos dos excelentes separadores do canal SIC Radical.




Dia 18 de Agosto, os oLUDO mostraram pela primeira vez o single de apresentação do novo álbum “Almirante”, a sair no final de Outubro. Chama-se “Fica, não te vás daqui”. Ficamos então à espera.


Do incansável André Gomes de Abreu




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons