quinta-feira, 7 de julho de 2011

a Jigsaw



The Blues are the roots, everything else is the fruits.


Esta é a frase que surge no "About" do facebook desta banda. É a melhor introdução que poderíamos ter para conhecer o grupo. Certas bandas rock poderão achar esta frase ofensiva, visto que põe em causa toda a evolução do Blues até aos dias de hoje. Também poderemos ler o termo "fruits" como algo doce e posterior que surge após algo um pouco maior. De qualquer das formas, os "a Jigsaw" abordam este género na sua primeiríssima forma, o folk americano, acompanhado dos seus colegas Country e Blues. E aqui sim, encontramos as "roots".

A sua biografia, apesar de curta, já é muito rica. Lançaram um álbum conceptual, em 2007, Letters From The Boatman, e em 2009, Like The Wolf, com direito a versão uncut em 2010. Nesse ano, a tour europeia "Like The Wolf" trouxe concertos em mais de 12 países e elogios da imprensa especializada. Aqui podem seguir o blog criado em conjunto com a Antena 3 para acompanhar a tour e também poderão ver o blog oficial da banda. O maior elogio que deixo à banda não é pela sua excelente música, mas sim pela importância que dão às diversas plataformas de divulgação que os rodeiam, não descurando nenhuma e dando atenção a todos os pormenores.


O folk americano sempre teve muita inspiração do meio geográfico que o envolveu. Não sabemos se a associamos a música à paisagem rural que a rodeia ou vice-versa, mas a sua colagem é inevitável. E é de admirar que uma banda, estando tão longe temporal e fisicamente desse tempo/lugar consiga reproduzir tão bem esse conjunto de sensações sonoras e visuais. É uma das muitas definições do talento artístico, assim por dizer.

Os músicos tocam vários instrumentos em palco e não descuram, de todo, as actuações ao vivo, facto sublinhado pela imprensa que os tem acompanhado nestes anos de existência. As gravações para o novo álbum já começaram, esse que sairá no fim deste ano. Até lá, temos de nos contentar com a qualidade apenas "excelente" dos últimos dois registos. Uma banda a acompanhar!




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons