terça-feira, 19 de abril de 2011

Anaquim

Bluegrass é um género temporalmente ultrapassado. Um rockabilly acústico, minimalista e suave, mas rápido, já não é muito popular. Foi uma das ramificações do rock mais antigo, mas parece estar um pouco esquecido. Daí ser tão interessante a forma como os Anaquim pegam nesta corrente. A rapidez da música adequa-se perfeitamente à língua portuguesa e ao seu vocabulário diverso e aos seus complicados sons.

Temos uma bateria muito simples, só para marcar o ritmo mesmo. Um piano blues irrequieto e infantil de uma forma muito "desenho animado", guitarras eléctricas quase-acústicas que são precisas em toda a parte da música. Temos a ocasional melódica a dar um tom parisiense. As letras falam-nos de histórias populares e acessíveis, de coisas perfeitamente reais e possíveis. Contam histórias bem portuguesas e de uma forma bem portuguesa.



O público que atinge é absolutamente transversal no que toca a idades, género, sítio onde se mora. Está aqui o forte do som da banda. A língua portuguesa já abria portas a esta possibilidade, mas a forma como a música se enrola nos nossos ouvidos - em qualquer tipo de ouvidos - é fatal e faz-nos gostar imediatamente de Anaquim. E quanto à língua, não é só por ser a nossa. É a forma como a tratam. Parece que estão a conversar connosco, a contar-nos a história da vida deles.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons