terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Soulbizness

Electro Rock / Funk / Soul





O funk sempre foi dançável. Foi do funk que nasceram as primeiras músicas viradas directamente para a dança, se não contarmos com o rock'n'roll. E o soul sempre teve um lado mais soturno, etéreo, calmo e flutuante. Os Soulbizness conseguem oficializar essa caracterização inserindo influências electro nestes dois estilos. Esta mistura provoca um estilo muito completo, pois o equilíbrio entre os dois elementos (funk-soul vs electro) nunca é posto em causa, não os conseguimos separar.

Esta banda apareceu aquando do concurso de bandas TMN Garage Sessions, do qual foram os vencedores, ganhando um lugar ao sol no Festival SW 2007. Foi aqui que se lançaram a nível nacional. A forma fresca como eles encaram as suas influências também contribui para isso. Conseguimos também detectar influências de dj's de outros tempos, como Grandmaster Flash (pai do "scratch" e um dos fundadores do hip hop djing). A sonoridade deste grupo parece um encontro acidental entre o Jamiroquai e Flash.




A nível instrumental, temos uma boa diversidade. Temos linhas de guitarra ou de slap bass, que são sobrepostas por samples electro (mais especificamente electro brass), secções da faixa altamente funky para depois se tornarem num pequeno ska ou numa balada mais suave. Um conjunto como este nunca poderia descurar a importância do baixo como um dos principais actores, e não o fazem. Seja em slap, em puro acompanhamento ou em pequenos solos, com o arranjo igual à guitarra, o baixo nunca falha, e isto é essencial para uma boa banda funk triunfar.

No meio de wah-wah's, violinos muito funk, um bom vocalista, um óptimo baixista e um grande uso dos diversos samples usados, há muita originalidade. A estrutura das músicas tem um lado muito standard, muito rock, não usando o padrão de música de dança, que abusa da parte instrumental e tem pequenos apontamentos vocais. Têm a lição toda sabida, os Soulbizness.


some_text

http://www.myspace.com/soulbizness




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons