segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Frankie Chavez

Rock / Blues





Frankie Chavez actua em formato one-man-show. Hoje em dia, quando cá se ouve falar neste modelo de actuação, inspirado nos primeiros músicos de blues, que usando os pés para a percussão e as mão as para a guitarra, contando com a eventual ajuda de uma harmónica, pensa-se no mediático Legendary Tigerman (Paulo Furtado). Mas Frankie Chavez pouco tem a ver com o projecto a solo do também líder dos Wraygunn.

Tem uma sonoridade mas rock e pop ao mesmo tempo, sendo um pouco mais técnico do que o músico de Coimbra. Frankie usa e abusa do slide, quer quando toca em acústico ou com mais distorção. A percussão acaba por ser variada, havendo tarola, baixo, por vezes pandeireta. Por vezes, também recorre a wah-wah e a loops para mostrar a sua música. Mas o grande destaque é mesmo a forma como o slide toma destaque em tudo o que Frankie toca. É o calor da música que ele produz, alternando entre o country, o blues e o folk, trazendo à tona a versatilidade do artista.




As letras escritas por FC retratam viagens, andanças de um lado para o outro, à boa maneira blues. É também dos poucos músicos toca guitarra portuguesa à maneira blues (ouvir "The Search"), isto é, com as notas e os arranjos deste estilo, sem que se perca a sonoridade lusitana do instrumento. Fez a banda sonora de "Pare, Escute e Olhe", um documentário sobre a resistência ao fim do serviço do comboio da linha do Tua, da autoria de Leonel de Castro.

O artista prova-nos que o estilo de One Man Band está longe de estar incompleto quando realmente se tem talento. A panóplia por ele usada - vários pedais, vários elementos de percussão, 2 microfones, o slide - tudo isso ajuda muito à qualidade da sua música, mas não deixa de haver puro talento ali presente. Quer no fabrico de um blues melancólico, quer num mais ritmado e quente, Frankie Chavez é um valor enorme da música feita em Portugal.

(Para fazer download do seu disco, registe-se gratuitamente na Optimus Discos e descarregue o disco)


some_text

Descubra mais em:
http://www.myspace.com/frankiechavez




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons