segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aurea


http://www.myspace.com/aureaoficial

Soul

Tudo começou com participações em bandas sonoras na televisão portuguesa, com "Okay Alright", um música com um cheirinho a verão e a reggae, de 2008. Agora em 2011, chegou ao primeiro lugar do top de vendas nacional. Os mais desconfiados vão estar a pensar que, tendo em conta que está em primeiro do top, e é portuguesa, a música não pode ser boa. Infelizmente o top de vendas português brinda-nos com esse facto de vez em quando.

Não desta vez! Áurea tem uma voz na mesma onda que Duffy, um toque de Amy Winehouse também, mas muito natural, nada é muito forçado nos seus rasgos vocais, percebe-se que está a fazer aquilo da forma com que sempre o fez. De notar que Áurea não teve formação musical prévia, e cresceu a ouvir e a cantar fado.





Aparte da sua enorme voz, o background instrumental que a acompanha está à altura de uma cena musical soul avançada. Temos piano, orgão blues, sopros típicos como os trompetes e sax (brass no geral), backing vocals e a guitarra com um toque muito funk. Em "The Main Things About Me", até ouvimos o baixo a solar como se estivéssemos a ouvir uma jazz band. Nas faixas "Busy For Me" e "The Only Thing That I wanted" temos um soul mais tranquilo, calmo e suave, mais romântico no sentido lato da palavra. Soul não é soul sem este tipo de canções. "No no no no" oferece-nos um registo que chega a soar a rock n roll, mas que nunca larga a sua raíz do RnB mais antigo.




É uma lufada de ar fresco na nossa cena musical. Uma grande voz, muito bem acompanhada, que interpreta um estilo que já foi muito usado de uma forma, ainda assim, cativante. Chegou ao top pela sua grande voz. E apesar de ter participado com uma música numa novela portuguesa, não é só por isso que chegou aonde chegou, pois uma voz destas teria que lá chegar obrigatoriamente.





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons