terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tiguana Bibles



Rock / Blues

O blues rock, desert rock, e seus derivados, transportam-nos sempre para outros tempos, outros desertos, de onde eles vieram originalmente. Viagens longas e áridas, pensamentos turvos, já isso foi tudo falado. Mas em Tiguana Bibles ganha mesmo um sentido cinematográfico. É a banda sonora do filme que ainda está para ser feito, talvez por ter que ter um filme à altura do acompanhamento musical.

Neles encontramos a sensualidade da voz feminina de uma forma provocante, descrevendo um universo que já vimos mesmo em qualquer lado. A música é compassada, dando algum azo à melancolia tão inerente ao blues mais antigo. Mas os tons que sentimos aqui são de western, absolutamente! É com os Tiguana que nos vamos lembrar de todos os filmes do Clint Eastwood, os mais antigos, todos os westerns, todas as fotos de aldeias antigas do deserto, amores perdidos ali no meio.. Está aqui uma caixinha com esse universo todo.

E mais uma vez, a voz. É ela o pêndulo da banda. Tracy Vandal é a senhora que se segue, escocesa e dona de um dote vocal incrível. Não é a voz mais forte, mais flexível, não é a melhor voz de sempre. Mas é incrível. O tom que confere à música é simplesmente perfeito. Talvez pelo seu inglês perfeito e dicção limpíssima, talvez pelo facto de ser tanto grave como aguda. As guitarras que a acompanham desenvolvem-se pelo reverb e ligeiro delay que nos transporta instantaneamente para os anos 50 e para o lado menos bonito do Beach Rock.

O baterista é o vocalista-baterista dos já rodados Bunnyranch, e os restantes membros têm alguma experiência de projectos anteriores. É uma banda muito evoluída, apesar do género que tocam. Não se consegue afastar o conceito de música cinematográfica ao ouvir os Tiguana, há músicas realmente talhadas para certos filmes. Música e cinema, duas artes permanentemente de mãos dadas, quando se tocam de uma forma mais intensa, bandas como esta surgem da melhor forma possível.

www.myspace.com/tiguanabibles




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons