terça-feira, 5 de outubro de 2010

The Rising Sun Experience



Rock / Blues / Psicadélico

A palavra chave é "experience". Tenho falado bastante de blues, de rock, mas a um nível mais linear, seguindo estruturas já existentes e mais que definidas e delineadas em todos estes anos de existência do género. Aqui podemos ouvir um cocktail com um cheiro a anos 60, o psicadelismo ao rubro. O orgão blues marca bem essa vontade, há ritmos esquisitos, no bom sentido, diferentes, são músicas que parecem mesmo estranhas, mas não. É como pegar no livro que lhes ensinou tudo o que sabem e virar metade do avesso. Mas este avesso valeu a pena!

Estas músicas são como um novo manual rock. Tem todos os elementos possíveis: wah wah, orgão blues, distorção de guitarras, o ritmo impresso pela bateria, tão blues rock, solos fulminantes. Conseguimos detectar a nossa amiga pandeireta de vez em quando. Mas talvez, ou melhor de certeza, eles tenham recuperado o tom psicadélico que em muitas bandas rock foi deixado para trás. Por vezes fazem lembrar o psicadélico "dark" dos Kasabian, mas quando parece que é "dark", acaba sempre por voltar ao tom de "cool" psicadélico, calmo ou explosivo.

Para quem já viu os filmes "Ocean's", parece que The Rising Sun Experience pegaram na banda sonora desses filmes e aplicaram as suas próprias regras. A original é muito mais virada para o jazz simples e acústico, mas consegue-se imaginar o filme com esta refrescada banda sonora, muita mais turbulenta e completa, em que se preencheram os elementos em falta que os TRSE nos trazem.

Um pequeno destaque para a parte vocal. Enquanto que todos os elementos da banda trabalham num sentido "blues rock", a voz parece vinda de outras andanças. A voz parece vinda de uma onda mais pop e ligeira, o que contribui ainda mais para o exotismo da banda. O tal cocktail, a tal mistura de géneros, que acaba por ser um género apenas, mais antigo mas, antagonicamente, mais desenvolvido, tem como cereja no topo do bolo o tipo de voz que é usada nas músicas. Não só ela, como também os ritmos complexos em que a banda por vezes toca. Falo de compassos que não são os típicos binários, trenários ou quaternários.

Como vêem, a fórmula é complexa, a música pode por vezes ser um obstáculo para o normal ouvido, mas este é um dos caminhos para o talento e merecido sucesso.

http://www.myspace.com/therisingsunexperience




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons