terça-feira, 5 de outubro de 2010

Orangotang

As Minhas Fotos | Orangotang



Indie Rock

E como sabe bem ouvir bom rock em português. Cada vez mais complicado este tipo de bandas singrarem dados os facilitismos à música de fraca qualidade do mercado musical português. Mas ainda assim temos estes bons exemplos. Os Orangotang vêm do norte do país e trazem-nos este Indie Rocl tão bem tocado e cantado. Principalmente o cantado, porque como já disse, é a cantar em português que se vêem os bons escritores de música, pois em inglês qualquer um o pode fazer, parece que soa sempre minimamente bem.

A sua sonoridade prima pela frescura que dá ao indie, pegando nos seus elementos principais e não inventando muito. O que é bom, por vezes vemos as bandas indie a entrarem por caminhos estranhos, tendo em conta o percurso que fazem até essa eventual viragem. Com  isto quero dizer que este tipo de bandas, dada a popularidade que por vezes as atinge, decidem fazer um desvio na sua rota musical, como que para se cingirem apenas aos mais fanáticos apoiantes. A intenção não é essa, a escolha musical diferente é da conta dos próprios, mas a verdade é que se perde sempre um pouco da intenção inicial. Não tem mal nenhum ser uma banda popular, desde que seja pelos bons motivos, pela boa música que fazem, pela sua originalidade.

A nível musical é de aplaudir o super aproveitamento das linhas de baixo, simples e cruas, mas sempre muito presentes e controladoras do fio condutor da música. O rock por vezes têm o defeito de ignorar as potencialidades do baixo e das suas características, mas aqui isso não acontece, e está a vista o resultado, uma música muito marcada nas alturas certas, com o baixo sempre a mostrar como é que tal coisa se faz. As guitarras tomam um papel típico do indie, riffs orelhudos, solos simples e marcantes, um papel um pouco mais fácil mas nem por isso menos relevante.

Continuando o que disse ao início, a voz. A voz! O português tão bem cantado pelo vocalista desta banda, palavras simples, descomplicadas e acessíveis, linguagem que todos percebem, e é por isso que soa mal? Não. Talvez seja essa a chave. São bandas destas que nos fazem orgulhar da nossa língua, soa tão natural que acaba por fazer parte da música sem hesitações e sem solavancos.

http://www.myspace.com/orangotang




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons