terça-feira, 5 de outubro de 2010

Monomonkey


As Minhas Fotos | Capa por João Diogo | Monomonkey

Rock Alternativo

O rock urbano - um pouco depressivo, energético, cortante - já tomou muitas formas. Apesar dos vários géneros que o representam, há algo constante ao se classificar o rock urbano, o tom obviamente pesado desta corrente musical. Nem sempre é para todos os ouvidos - a música mais pesada ou se adora ou se odeia. Mas os Monomonkey são um pouco diferentes nesse aspecto. O rock é urbano sim, mas não o suficiente para se achar que há demasiado barulho, demasiada distorção, sendo portanto o grande objectivo o afastamento da veia mais pesada mas não se ser dissociado da mesma.

Assim até parece complicado. Mas enganem-se, se quiserem simplificar, chamemos-lhe de dark pop, numa de rotular. Não numa onda de Editors, mais para os lados dos Radiohead talvez. Mas a boa parte dos Mono está na pouco habitual simplicidade que se atribui ás guitarras numa banda rock. Para se ser original, as guitarras têm sempre de ter arranjos super originais e trabalhados tecnicamente de forma a impressionar à primeira vista.

Aqui, até parece que o papel da guitarra é trocado com o do baixo. O rock tem esse grande defeito muitas vezes, o de desvalorizar o baixo e fazê-lo um simples acompanhante da música, desnecessário e dispensável. Aqui as linhas de guitarra tomam esse papel, contribuindo assim para uma música muito mais marcada, todos os instrumentos a trabalhar em sintonia com o ritmo da bateria.

A música no seu geral nunca se desprende de um certo melancolismo, daí a associação ao mundo urbano, ao seu lado menos positivo. As letras também ajudam, falando de perturbações, tristezas e mágoas. É interessante ver como o grunge acabou e supostamente desapareceu, mas como tantas bandas e correntes musicais pegaram nele e adaptaram à sua maneira, seja pela parte musical, pela intenção lírica, pela atitude perante a música em geral. Aqui encontramos mais um bom exemplo.

http://www.myspace.com/monomonkeyband




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons