sexta-feira, 14 de março de 2008

Uni_form


Já sabemos que os anos 80 vieram para ficar. A música continua a respirar o que sobrou dessa era. O bom que sobrou dessa era. O post-punk, já lá vai, mas por cá continua. Foi uma altura em que, entre outras coisas obviamente, se deu mais importância que a habitual ao baixo, que é, na minha opinião, mais do que um acompanhante ou uma sombra da guitarra. Pode dar uma tonalidade incrível à música, e não é preciso recorrer ao post-punk ou aos anos 80 para verificar isso - o rock progressivo tem disso.

O baixo ombreia com a guitarra nas músicas de Uni_form, quem marca o ritmo propriamente dito é a bateria. A guitarra, a voz e os sintetizadores trabalham em conjunto para dar um certo feeling etéreo ao som destes lisboetas. A voz por sua vez tem o seu quê de influência do vocalista e lider dos Interpol, banda incontornável deste revivalismo da música alternativa passada. A distorção que lhe é aplicada também não fica nada mal, antes pelo contrário.

Interessante também encontrar vagas referências ao início da carreira dos U2. Sente-se muitas vezes aquele suave delay nas guitarras, que os irlandeses exploraram de forma muito simples e eficaz. Os Uniform pegam nisso e aplicam-lhe alguma elasticidade musical, mais notas, mais tempos, menos espaços repetidos. Uma pitada de Joy Division também já se sabe que nunca fica mal em bandas post-punk moderas. Nota-se nos toques etéreos dos sintetizadores.

Toda esta conjugação sombria quase que roça o estilo emo, coisa que faz sentido já que foi nessa altura que este movimento começou a florescer na música, dirigindo-se para fora dela e afectando muitos jovens da altura e ainda de hoje em dia. O rosto escuro da música é talvez o melhor dos Uniform. O toque urbano-depressivo tem que ser sublinhado, pois está omnipresente. Não há banda post-punk que passe sem ele. Por vezes até é dançável, como se vê em "Wrong Man". Os Uniform são uma banda completa, que nunca esquece donde veio mas que decide experimentar vários caminhos até ver para onde vai.

MySpace: http://www.myspace.com/uniformproject




1 comentários:

Billy disse...

Obrigado ;).Billy - uni_form

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons