quarta-feira, 12 de março de 2008

Skalibans



Ska, Ska-punk, Reggae.. todos eles estão ligados entre si, às vezes não se distinguindo muito bem, tal a mistura. Há uma certa tendência para se achar tudo igual, pelo menos quem assiste às coisas do lado de fora, ou seja, quem não é grande apreciador do género. Aliás, é mesmo por isso que muitos não aceitam muito bem o Ska/Reggae: parece soar sempre ao mesmo, diz-se. Em alguns casos será mesmo verdade, mas é uma mentira com os Skalibans. O Ska ou o reggae tomam formas muito interessantes aqui, pois esticam-se para outras influências, mais baladeiras, apesar de respeitarem as suas origens. O espírito reggae está todo intrínseco, sim, mas de uma forma que somos quase obrigados a ver como saudável, não é excessiva.

A voz é algo que não passa despercebido, equilibrada, flexível, presente. Quanto as guitarras e baixo, nada a apontar, espera-se exactamente aquilo que se espera das bandas neste género. Algo que estas bandas por vezes se esquecem é de dar mais destaque aos sopros do que meros jogos de notas entre uns trompetes.. O saxofone fica mesmo perfeito a solar em músicas de Ska. E deveria ter sempre destaque neste tipo de bandas, por vezes acontece também haver um solo de clarinete ou de trompete, mas o saxofone dá um tom quente à música que mais nenhum instrumento consegue. Acelerando o ritmo com o ska, ou impondo ligeiramente mais calma com o reggae, os Skalibans são um grande vulto nessa esfera musical. "A motivação principal da banda é tocar ao vivo, pois é da experiência e do contacto com o público que esta assenta a sua essência.".

Nessa esfera musical e não só! A música "Little Surprise" mistura Ska, Heavy Rock, e até um pouco de fado pelo meio, à mistura com música da tourada. Pôr todo este cocktail em prática é muito mais difícil do que alguém se lembrar que seria uma grande ideia misturar estilo completamente opostos. Em "So Long" um Ska-Punk, mais punk que ska, é explorado. Surge logo na cabeça a ideia de que os Blink estão mesmo de volta e contrataram alguns tocadores de sopros para a banda. Mas não, são os Skalibans e ainda não pararam de surpreender. E por trás, uma vincada onda meio blues meio soul é sempre descortinada na maneira como a guitarra e a suave bateria nos segreda ao ouvido nas partes mais calmas das músicas.

Quem acha que Ska e Reggae, entre eles e dentro deles, é tudo igual, ainda não ouviu esta banda com atenção!

 

MySpace: http://www.myspace.com/skalibans

Site: http://www.skalibans.com




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons