quinta-feira, 27 de março de 2008

Peixe : Avião



O ser humano deve ter um problema qualquer em relação ao indie pop ou ao pop em geral. Pode ser tão fácil rejeitá-lo. Chegamos a dizer que não conseguimos ouvir certas músicas pop. Mas todos temos uma veia pop, e ela puxa bastante por nós e pelos nossos sentidos quando a música em questão, os músicos em questão, a sonoridade em questão, é boa. Boa do género: ouvimos e queremos ouvir mais, saber mais.

Isto é um fenómeno que por vezes também acontece com a música portuguesa em si: há certas músicas que não somos capazes de ouvir, mas basta aparecer algo que gostemos minimamente e tendemos para a admiração intensa. "Peixe : Avião". Como assim, peixe-avião? Peixe avião? "Aprender a voar, mesmo sem penas, através da imaginação. Fluir como nadar, mesmo na ausência de água, através do pensamento.", dizem eles. Dizem bem...

Destaque também para o bom uso da língua portuguesa. Por menos que se goste da música, acho que qualquer cidadão português gosta de não ter de fazer aquela tradução inconsciente das músicas quando as ouve em inglês. Em português não é preciso, e o nosso cérebro sente logo isso. A música só tem que entrar nos nossos ouvidos! Por vezes todos os fãs de música portugueses esquecem isso mas é preciso recordar o bem que sabe ouvir música na nossa língua mãe. Ainda para mais quando o português é bem usado e ao mesmo tempo arrojado.

A electrónica toma com eles formas flutuantes mas voadoras simultaneamente, que nos fazem tanto ir ao céu como ao fundo do mar. A certa altura tocam num psicadelísmo muito próprio, através da rara conjugação de instrumentos velhos e novos, arranjos frescos e gastos. As guitarras são as suas boas companheiras. Arranjos simples e crús mas tocantes, as guitarras passeiam-se nas músicas sem que quase não se dê por elas. Todo o percurso ao longo da música é adornado com as mesmas. Sem exageros. A voz percorre-nos de uma forma doce, segredando-nos aquilo que queremos ouvir. A língua portuguesa soa tão bem, faz-nos orgulhar do nosso próprio vocabulário.

Ao ouvir, lembrei-me um pouco de Keane, de Radiohead, acima de tudo lembrei-me de que vou ter que ouvir Peixe : Avião mais vezes. A nivel nacional conseguimos também descortinar um certo toque mais suave dos Linda Martini e uns Ornatos Violeta a tocar baixinho num quarto próximo. Mas o melhor a retirar daqui é o que esta banda está a criar: uma imagem própria. Isso acontece quando um grupo parece que está a fazer o que aquele e outro já fizeram, mas as tantas já se soltou dessas amarras musicais e já se liberta para os seus próprios caminhos. Os PA pegam em algo que já foi feito mas que não é nenhum dos dois. Nem no ar nem na água!

MySpace: http://www.myspace.com/peixeaviao




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons