quarta-feira, 12 de março de 2008

Les Baton Rouge



Sem me querer repetir inúmeras vezes, viva a mistura de estilos. Les Baton Rouge é uma nova vertente do termo "New Wave". Talvez porque não os identificamos com o passado, talvez porque o misturem todo, baralhando-o, confundindo-o, gritando-o. Ouvi-los é como entrar num filme de Tarantino. A vontade inicial é a de rejeição, porque temos um punk feminino, um punk louco, que acelera perigosamente o rock 'n' roll ("Somersault"!). Por outro lados, temos mudanças de ritmo, como em "Maria Lamas", os carris da montanha-russa a parar antes de descerem a íngreme rampa que nos levará perto do abismo - demasiado poético para música desta energia e ferocidade.

Em "Chloe Yurtz", damos justamente com Tarantino ao nosso lado, a disparar ordens de caos, formando as mais espectaculares cenas. "Speaks through my body" parece levar-nos a uma atmosfera mais contemplativa, quando sem sermos avisados somos levados a uma perseguição mirambolante no meio do deserto. Atrever-me-ia a dizer que este tipo de sonoridade tem uns toques de The New Pornographers, mais blues, mais country, mais negro até, mais punk (e o uso intensivo de harmónicos)!

A sua música não é facilmente associada a uma só corrente musical. É através de um cocktail, de um espectro de estilos em que estes baseiam o seu repertório. Com isto não quero dar a entender que o que se vai ouvir é uma confusão sem ponta que se lhe pegue. É mais uma confusão organizada, porque eles sabem muito bem que tipo de música é que querem fazer. Os Les Baton Rouge são uma banda em constante experimentação e que se nunca contentam com os resultados obtidos. Ou pelo menos com a forma como os obtiveram.

Já aqui se falou do post-punk, mas este não é habitual vermos este género esticado até ao máximo da sua essência. É como pegar num livro e revirar tudo. Tudo o que o post-punk tem é algomerado e depois destruído, para ser reconstruído de novo.

Um bom exemplo de uma banda que começou em terras lusas mas que aos poucos foi marcando terreno no estrangeiro. Começaram por Lisboa, mudaram-se para Berlin, entrando na respectiva musical. Fizeram tours por vários países europeus e também 3 tours nos EUA. E já abriram concertos para bandas como os Franz Ferdinand, Peaches ou Marky Ramone.

MySpace: http://www.myspace.com/lesbatonrouge

Site: http://www.elevatormusic.com/lesbatonrouge.html




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons