quinta-feira, 27 de março de 2008

ENTREVISTA: Orangotang


Os Orangotang dispensam apresentações. Há muito que se encontram no Top 10 dos projectos musicais interessantes tocado por portugueses e cantado em português. Deram-nos a conhecer o seu estilo com Propaganda, dos quais ficaram no ouvido "Só", "Lâmpada Azul" e "Fome". A dose de boa música não fica por aqui e vem aí novo álbum, "Surto Mudo", do qual já está disponível para se ouvir "Decide".


Como é que correu a "Propaganda" do vosso 1º álbum? (reacções, expectativas que tinham, se elas foram correspondidas, ultrapassadas, concertos, públicos)

Penso que correu muito bem, foram mais de 60 concertos, tivemos o single Lâmpada Azul durante todo o ano com um airplay bastante significativo principalmente na Antena 3, fomos convidados para participar no 3Pistas também na Antena 3, tivemos participações em programas de televisão e claro, tivemos um feedback enorme e através do nosso myspace, foram milhares a apoiar-nos e a fazer o download das canções.
Conseguimos também fazer uma série de concertos em Espanha onde participamos também num Festival de Verão.

Pela vossa experiência, como acham que está o mercado musical, cá em Portugal?

Quanto ao mercado das vendas de cds, acho que está a passar pelo mesmo problema que existe no resto do Mundo: as pessoas não compram música como antigamente, fazem downloads em massa, quase sempre ilegais; no entanto este efeito de globalização e de fácil acesso a tudo também veio abrir portas a outras formas de divulgação, uma banda muito pequena pode, pelos seus próprios meios, chegar a muita gente se usar sites como o myspace e outros. Há muitos casos de sucesso que começaram por aí.
Um exemplo de que este negócio está a mudar é o facto de em Portugal as editoras multinacionais terem fechado as portas.

Consideram-se enquadrados em algum género musical específico?

Penso que fazemos um tipo de música que se encaixa no estilo Pop Rock.

Quais as vossas influências, quer a nível musical, quer a nível de cultura, a nível geral? (outros tipos de arte, caso haja essa influência)

Tivemos como principal influência os Cure e os Clash nos 80, mais tarde a BritPop com o movimento de Manchester que tinha os Stone Roses, os Primal Scream e os Happy Mondays como principais pontos de interesse, depois também “sofremos” a influência do grunge como é natural. Neste momento, cada membro tem as suas influências: podem ir desde Antony and the Johnsons até aos The New Puritans passando pelos The National de regresso ao Bruce Springsteen....

A partir de quando é que começou a pensar-se num novo álbum dos Orangotang?

Antes de terminarmos o Propaganda já tínhamos canções para o próximo álbum.

O 1º single lançado do vosso novo álbum parece mais "dark" que o habitual, mesmo até que "Lâmpada Azul". Que podemos esperar deste próximo registo?

Tem menos produção, menos sintetizadores e por essa razão é um pouco menos “doce”. Está menos produzido, no sentido em que há mais som de guitarras directas de amplificador para micro, praticamente sem efeitos, as baterias são mais naturais mas em termos de composição, penso que este trabalho continua a ser, tal como o Propaganda, bastante pop.

Temos, actualmente, projectos musicais em Portugal com nível para estarem num patamar mais alto àquele que estamos habituados. Que bandas gostariam de destacar, neste contexto?
(e porquê?)

Neste momento, o que gosto mais de ouvir é o projecto Rita Redshoes e o último álbum do David Fonseca. Gosto também de Linda Martini, qualquer um destes artistas/bandas tem grandes canções, canções que são grandes em qualquer parte do mundo.

MySpace: www.myspace.com/orangotang




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons