domingo, 30 de março de 2008

CONCERTO: Linda Martini



Os Linda Martini actuaram ontem, na Zé dos Bois do Bairro Alto, para apresentar o seu novo EP, "Marsupial".

"Ouve-se a mudança na maturação, nas notas que ganharam cãs. No primeiro som há na garganta um corte de ar. Tudo soa ao ácido da infância que agora não acreditamos que existiu, que matámos com sorrisos quentes de um corpo ainda não nosso, arrastado num slow. Começamos a tirar agora as máscaras dos dias quase felizes. Molas de madeira que prendem no estendal os resquícios dos anos, dos cheiros, dos sons e cores… a corda? A corda de sisal, do estendal, cria em movimento gémeo ao som. Pequenos rasgos na pele, por cima da cicatriz que acabou de fechar. São outros os dias que nos prostituem o corpo e fazemos contas às rugas, numa só mão, que valeram a pena."

Este texto, no myspace da banda, sobre o novo EP, mostra de uma forma perfeita as faixas que nos foram dadas a conhecer no espectáculo de ontem. É óptimo saber que a sonoridade de uma banda se mantém nos seus pontos fulcrais, mas que evolui para uma mais abrangente atmosfera. A isso podemos chamar de amadurecimento musical, em pleno. O concerto em si teve o apoio infinito do público, que cantou e viveu aquela hora com imensa intensidade. Banda e fãs estavam de mãos dadas, numa apoteótica união.

Diria que os Linda Martini têm tudo para ser réis - e rainha - da nossa música. O espírito presente na sua sonoridade lembram-me uma Portugalidade soturna, triste, deixada por uma Lisboa órfã de passado e de futuro. A voz a fazer lembrar o fado, no seu tom mais negro. A voz a cantar a melancolia da vida. As guitarras e o baixo a esticarem a nossa noção de consciência, brincando com o tempo. Quem não se lembra de Fernando Pessoa, aquela angústia gigante, aquela criança perdida algures. A bateria a dizer se devemos correr ou ficar parados a pensar. No depressa ou devagar. São uma grande banda, que fazem grandes músicas, e que só podem ter um grande futuro, nesta mistura de tudo o que é rock.

MySpace: http://www.myspace.com/lindamartini

Site: http://www.lindamartini.pt




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons