terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

UMEED



UMEED é um projecto multi-artístico cuja grande base é a música mas que tem como outras artérias a pintura ou a fotografia, tendo diversas pessoas de vários meios artísticos a ajudá-los. Não têm uma música simples. Ao ouvir-se detectamos melancolia e força, fraqueza e poder, bom e o mau. É um rock tudo menos típico. Pois não estivesse este género irreconhecível, comparando com a sua génese.

É uma originalidade feita por guitarras que nos fazem voar - "Can't tell the difference" - e que nos fazem borbulhar os 5 sentidos - "It came up gently". A voz transmite exactamente aquilo que se pretende: a força contida nas letras, eficazmente transposta para os nossos ouvidos como desabafos, raiva, ou simplesmente afirmação. Transita entre a calmaria e a agressividade, entre o segredar e o gritar. A flexibilidade da voz contagia inevitavelmente a própria sonoridade da banda. Os agudos a que o vocalista recorre frequentemente servem de uma forma muito adequada para enaltecer o tom dark da música.

A guitarra faz algo pouco habitual, que é arranjos solo para a música inteira, por exemplo, na parte mais rock de "It came up gently". Os solos, por mais pequenos que sejam (e por solos entenda-se algo tocado na guitarra que não "power chords" ou "triads"), repetindo-os ao longo da música como se da letra do refrão ou de uma qualquer estrofe se tratasse. Tratar a guitarra como a voz não é propriamente aleatório, dá uma tonalidade muito mais vincada na música do que uma secção de solos separada do resto, tal como nos apresenta o rock mais tradicional. A bateria, em equilibrada sintonia rítmica com o baixo, consegue rivalizar perfeitamente com a importância da guitarra, visto que é a bateria que decide o estado emocional da música: em certos momentos mais fúria, noutros suspense, noutros melancolia.

Mais que os instrumentos na sua individualidade, há que realçar o colectivo em que acabam por se transformar. Porque sim, é possível pegar neles um a um, mas é em conjunto que se sente a qualidade dos UMEED.

 

MySpace: www.myspace.com/umeedband

Site: www.umeed.net




1 comentários:

Mário Jader disse...

Grande artigo :)Os Umeed são uma das melhores novas bandas portuguesas! Concordo pelo facto de não ser fácil de ouvir. Ainda hoje descubro novos pormenores no seu álbum digital "Hustle And Bustle".Abraços.

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons