segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

MAU



Enganem-se os que pensam que isto é banda de campanha publicitária. Nunca a electrónica foi tão fluída. O problema deste género musical é que pode tornar-se impessoal e impopular um pouco por isso, mas os MAU, constituídos por membros de diferentes nacionalidades, dão a volta a essa questão de uma forma notável. A voz poderia correr o risco de ficar robótica - como em outros projectos inseridos neste estilo - mas não. E a voz não é o elemento principal, mas sim todo o colectivo de sons produzidos pelos instrumentos, samples, loops. O resultado é um som muito muito actual, pela transversalidade das influências.

Temos aqui uma música mais eletro e menos de dança, apesar do último componente não ser descurado. Não se pode dizer que seja minimal, e ainda bem, apesar de ter alguns retoques do eletro minimal. Os MAU contornam essa questão com muita imaginação criativa. "Arkanoid" tem um título adequadíssimo: um lado mais minimal, como foi dito, e também industrial, uma divergência das cores mais alegres da música deste grupo.

A corrente dominante é, ainda assim, o electro-funk. Este género mutante pode parecer demasiado genérico mas imaginem um funk à base de sintetizadores. Faz lembrar uma fase mutante do pop dos anos 80, em que não se distinguia o pop da música de dança, do electro, do funk e do r'n'b. Aqui está tudo junto, de uma forma evoluída. Até Franz Ferdinand conseguimos descortinar, aquele ritmo da bateria mais lento a tentar puxar ao "move" de dança.

MySpace: www.myspace.com/manandunable

Site: www.projectmau.com




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons