sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Loto



Imaginem-se, musicalmente, com os pés no século XXI mas com os ouvidos nos anos 80. Já se faz muito disso, é verdade, mas os Loto conseguem levar mais do que os nossos ouvidos para os anos 80! "Back to Discos" brinda-nos com esta ideia. A par disto, conseguem ser naturalmente actuais. Não é fácil, diga-se. Este passeio electrónico que a banda de Alcobaça nos proporciona deixa-nos com vontade de o repetir, apesar de intenso: as músicas tem um andamento forte.

"Cuckoo Plan" deixa-nos à beira de uma alegre nostalgia, com o perturbante, no bom sentido, baixo de Peter Hook, (Joy Division, New Order). "We are" mistura um ligeiro toque funky e uma aproximação a um pop/rock ecoante. Ouvindo os Loto, percebemos realmente do que são capazes. Andam sempre a rondar o disco rock, sempre mais disco do que rock. Diria mesmo que se trata de música de dança com imensas influências rock. Quase que dá vontade de dizer "covers disco de músicas rock". Sabendo que não é isso, acaba por ser um bom retrato.

E ela componente "rock" referida nas suas músicas não nos podemos cingir apenas ao uso literal dos instrumentos do rock neste género dançável. Trata-se da atitude musical em si, da estrutura das músicas, da maneira como se aproximam da sequência intro-estrofe-refrão-estrofe-solo-refrão final. Também se nota tal perfil na vocalização das faixas, visto que a voz é uma parte que nunca é ignorada. Nem repetitiva, ao contrário de alguns colegas do mesmo género. A voz sempre fez falta à música de dança, aqui sente-se bem a diferença.

As imensas views no seu MySpace mostram que o seu trabalho não tem sido em vão. São uma banda que já está a ultrapassara fronteira do underground, fazendo jus ao tipo de repertório produzido, acessível, pop, rock, disco, tudo isso. São "tracks" que não nos podem passar ao lado no dia-a-dia. Por mais refinado que seja o gosto musical do ouvinte, os Loto encaixam sempre, mesmo na playlist mais refinada e ponderada.

MySpace: http://www.myspace.com/iloveloto

Site: http://www.loto.cc/




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons