sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Bildmeister



Bildmeister, palavra alemã, penso eu, cujo significado não consegui descortinar. "Sonic Indie Rock" dizem eles. Dizem bem. O rock sónico passa todo pela sonoridade deste grupo de Vila do Conde.. ou então é o grupo que passa pelo indie rock sónico voador, nostálgico, flutuante, alegremente doce. Sentimos aqui décadas de história do rock, do rock alternativo tal como ele se concebeu. Sentimos esse peso todo, vindo das guitarras, e de todo a atmosfera instrumental criada em cada faixa, onde a voz é só um pretexto para humanizar as canções e mostrar que está realmente alguém a tocá-las e a cantá-las.

A arma principal é a guitarra. Os Bildmeister e a sua música acabam por ser grandes homenagens a um dos instrumentos mais populares do mundo, senão o mais popular. Estão todos os seus elementos presentes, desde o acompanhamento ritmo a pequenos solos, efeitos como o delay e a distorção suave, dando um tom atmosférico ao rock, o tal tom sónico. E sente-se uma certa onda punk à mistura. Parece que pegaram nos Stone Roses e duplicaram o tempo em que estes tocam.

Têm também alguma aptidão experimental, ao aventurarem-se por caminhos menos óbvios pelos sintetizadores, no entanto sem abusar destes para manter a atenção, o "core" da música na guitarra. Além disto, a música parece muito cinematográfica, tendo em conta que a voz tem tanta importância como os instrumentos no que toca a "airplay": muitas vezes a voz nem está presente. O que dá azo a que o ouvinte preencha aquele espaço da forma que bem lhe apeteça. A ausência da voz acaba por estimular a imaginação das pessoas, proporcionando um elan cinematográfico.

Os Bildmeister tentam passar a mensagem de que realmente o que se fez no passado é bom - e que devemos continuar, de uma forma actual, a respeitar o que se fez. E a sua homenagem à guitarra, feita de uma forma que não é complicada, e em que todos os instrumentos estão respeitosamente submissos a ela, é adequada à época que os influenciou e que eles também tentam retratar. Merecem a ida ao SXSW!

MySpace: www.myspace.com/bildmeister

Site: www.bildmeister.net




3 comentários:

Mário Jader disse...

Bom som! Diferente... tenho de ouvir mais. Obrigado pelo artigo ;)Abraços.

Anonymous disse...

...bildmeister traduzido à letra é qq coisa como " mestre construtor"...

Anonymous disse...

Nada disso!!!!!!!!!!!!Quer dizer: MESTRES DA IMAGEM!

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons