segunda-feira, 20 de julho de 2015

TALENTOS PARA A TROCA #6

A sexta edição da rubrica "Talentos Para A Troca" é uma edição especial dedicada às qualidades imensas de cinco projectos compostos, na sua totalidade ou não, por emigrantes e luso-descendentes portugueses.
Bernardo, TIO, Cristobal And The Sea, Crystal Pulse e crosta são cinco nomes que o exterior começa a memorizar sem que o gentílico "português" se possa apagar na totalidade ou arrancar com rudeza: pelo contrário, a exploração da sua música, do seu passado, do seu contexto, da sua intervenção é uma tormenta agradável que se cola a cada um.
Façamo-los maiores e tenhamos a certeza de que mais surgirão.
São moedas de troca para um futuro em que haja eco de algo.



Bernardo




Porquê, simplesmente, Bernardo?

Bernardo é o meu último nome e os meus colegas sempre acharam engraçado e começaram-me a chamar Bernardo…então ficou. Mas não está nada definido ainda: na colaboração que fiz para o novo álbum do Phil Manzanera (Roxy Music) decidimos manter Sónia Bernardo. 


Como defines a música que produzes?

Sei lá. Alternativa, 'bluesy'/'jazzy pop'. Grandes influências de 'bossa nova' e do nosso fado. 


Qual é a tua melhor canção?


Hmmmm…acabei de escrever uma ‘Jamie’ e hoje essa é uma das minhas preferidas.


Pensas que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o 'marketing' que tens de fazer para a promover?

Sim, sempre! A música vem sempre primeiro, mas sim, é verdade que hoje em dia temos de ser mais do que músicos/artistas, temos de ter uma mentalidade mais 'business' para conseguirmos ser notados. Não tenho grande jeito ou paciência para promoção mas tenho-me esforçado ultimamente.  


De que revista não te importarias de estar na capa?

Forbes. lol  


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?


GLASTO!!!! É o sonho de qualquer músico. Mas em Portugal talvez o Paredes [de Coura], deve ser dos meus festivais preferidos.


Spotify, Pandora ou Grooveshark?

Spotify.


MP3, FLAC, WAV ou vinil?

FLAC, se possível, mas por razões práticas 80% da música que oiço está em MP3. Comecei a minha colecção de vinil há pouco tempo - gosto do ritual.


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

Acabei de ler hoje 'The Fall' de Albert Camus. 5*****



Qual é a pergunta mais irritante que te podem fazer?

'Que país preferes: Portugal ou UK?' 



5 canções para 5 cenários/situações diferentes.

Hiatus Kaiyote - Nakamarra: como despertador, ainda não me fartei.
Tame Impala - Mind Mischief: 'falling in love'.
Marvin Gaye - I Heard It Through The Grapevine: 'broken heart'.
Drenge - Backwaters: quando estás a tomar banho e a pensar na vida.
Mariza - Por Ti: quando tenho saudades de Portugal.



TIO




Porquê TIO?

TIO é o Mundo em que existimos. Um lugar para se estar, um lugar para se sentir. Nós estamos como que a sair de alguma caverna estranha ou mundo singular, penso eu. Em breve, com tempo e com as alterações estivais, sairemos cá para fora para cantar e dançar um pouco mais.


Como definem a música que produzem? 



A nossa visão era a de criar um estado de espírito: uma sensação que se perpetuasse por todas as canções que escrevêssemos. Procurámos criar um estado de espírito, um Mundo. Os tons e as texturas são o mais importante para nós. A abstracção, a experimentação e celebração, isto é TIO.



Qual é a vossa melhor canção? 

"Lips Like Wine" foi a primeira canção que partilhámos e permanece nos nossos corações. Os sons, tonalidades e sentimentos representam todos a nossa visão da música. 



Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

A música está sempre primeiro. A tua música define-te. Queremos fazer a melhor música que conseguirmos: esperamos que a forma como as pessoas encontrem e ouçam o que fazemos seja um processo orgânico, um processo liderado pela música. Queremos que as pessoas ouçam, visualizem o imaginário e se liguem ao Mundo que estamos a criar.


De que revista não se importariam de estar na capa? 

Revistas de moda e arte que se identifiquem com a nossa estética. A Clash Magazine estreou o nosso primeiro 'single' e seria óptimo que esse exemplo se repetisse.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

O Primavera Sound parece ser um festival muito divertido que apoia concertos mais experimentais e estranhos. Seria um prazer fazer parte da maior parte dos festivais europeus.


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

Na verdade, neste momento não ouvimos música via 'streaming'.


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

É sempre um prazer escutar o vinil. 


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

Há sempre uma beleza na forma escrita. Uma ligação textual que achamos íntima e cativante. Os livros permitem imaginar e criar mitos, sonhos, histórias. Ler é belíssimo.


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

Todas as questões são apropriadas, a forma como respondemos, autêntica, genuína e fiel a nós próprios, é o mais importante.


5 canções para 5 cenários/situações diferentes.


Sigur Ros - Glósóli: para sonhar e sentir como uma criança
Four Tet - Plastic People: para dançar, contemplando.
Gang of Four - Damaged Goods: para beber 'whisky' sozinho num 'pub'.
Tortoise - Seneca: para guiar por uma montanha em direcção a um campo aberto.
Nicolas Jaar - I Got A Woman: para beber café com os amigos a horas tardias.




Cristobal And The Sea




Porquê Cristobal And The Sea?

Cristobal And The Sea porque, como sabem, Cristovão Colombo é português...ou será espanhol? Mesmo que ele seja de Génova. É um debate intenso entre o João e o Ale no que diz respeito à origem do homem que descobriu a América (e morreu a pensar que tinha descoberto a Índia).


Como definem a música que produzem? 


É uma questão difícil. É, essencialmente, música latina mas, dependendo do género que estejamos a ouvir, tudo isso passa para o que fazemos.  



Qual é a vossa melhor canção? 

Não nos cabe a nós dizê-lo. As nossas opiniões mudam relativamente depressa, especialmente as do Ale, Dr. Jekyll e Mr. Hyde.



Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

De todo (risos).


De que revista não se importariam de estar na capa? 

Good Housekeeping.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

Burning Man (João), Primavera Sound (Ale), Solidays (Leila) e BBC Radio 1's Big Weekend (Josh).


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

A Leila gosta do 8Tracks e o Ale usa o Spotify. O João e o Josh não utilizam os serviços de 'streaming'. 


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

Vinil, porque existe sempre aquele prazer de mudar de lado.


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

'Control', o 'biopic' sobre Ian Curtis (Ale); ' Walk Hard, The Legend of Dewey Cox' (João), 'Our Band Could Be Your Life', de Michael Azerrad, ou Foo Fighters - Live in Hyde Park (Josh) e 'Bird', o filme sobre Charlie Parker (Leila).


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

Provavelmente 'quais são as vossas influências?'.


5 canções para 5 cenários/situações diferentes.


Animal Collective - What Would I Want, Sky?: 'high on acid'.
Throbbing Gristle - Persuasion: 'high on ketamine'.
CAN - Millionenspiel: 'high on a tall building'.
George Michael - Careless Whisper: 'high on love'.
Bee Gees - Wildflower: 'high on life'.




Crystal Pulse




Porquê Crystal Pulse?

Crystal Pulse é a fusão entre a energia (Pulse) que tentamos transmitir em todas as nossas músicas e a 'pureza', a mais próxima do verdadeiro som 'rock' das nossas composições.


Como definem a música que produzem? 


Enérgica, ritmada e, mais uma vez, 'clara', 'pura' na sua sonoridade. 



Qual é a vossa melhor canção? 

Temos duas empatadas: 'Black Out', editada em 2014, e 'Road Tripper', que saiu no início do ano. As duas correspondem à identidade da banda: 'Black Out' marca a criação do(s) 'Crystal Pulse', é quase o seu hino.



Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

Penso que, hoje em dia, a música e a comunicação são duas coisas ligadas. Hoje, é essencial saber fazer as duas coisas se queremos ser conhecidos, ir mais além. O 'passar a palavra' agora já não chega. Temos de utilizar todos os meios de comunicação actuais se queremos ser mais do que simplesmente ouvidos, se queremos verdadeiramente ser ' escutados'.


De que revista não se importariam de estar na capa? 

Rolling Stone (versão US, de preferência).


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

Glastonbury, sem hesitar.


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

Nenhum deles.


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

Vinil (os originais, sobretudo e antes de tudo).


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

A biografia de Keith Richards e os filmes 'Ray' e 'Jersey Boys'.


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

Esta mesmo, esta pergunta porque não sei o que hei-de responder (risos).


5 canções para 5 cenários/situações diferentes.


Placebo - The Bitter End: nos ouvidos, para correr.
Aerosmith - Jaded: para uma saída de mota.
Foo Fighters - The Feast And The Famine: para as noitadas.
H-Burns - Nowhere To Be: para um passeio de carro.
U2 - Where The Streets Have No Name: para fumar um cigarro (um 'verdadeiro') a pensar no futuro.



crosta



Porquê, simplesmente, crosta?

crosta é a camada rígida do planeta onde vivemos. Também é sangue seco numa ferida. Quando dito em português soa bem. É difícil arranjar um nome ... o projecto é bastante influenciado pela natureza, por isso acabou por ficar esse nome.


Como defines a música que produzes?


Algo à volta do 'post-metal', 'post-rock', 'sludge' com uma pitada de electrónica. 


Qual é a tua melhor canção?


Está por gravar, espero que nunca a grave. A parte divertida é evoluir.


Pensas que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o 'marketing' que tens de fazer para a promover?

Um tema complicado. Nem quero pensar na quantidade de música boa que está longe dos holofotes por não estar no sítio certo na hora certa. Primeiro penso na música, depois na música e finalmente na música, as minhas capacidades de 'marketing' limitam-se a usar o Gmail.




De que revista não te importarias de estar na capa?

Não consigo deixar de pensar no catálogo do IKEA...ultimamente só leio coisas 'online'... sinais dos tempos.  


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?

sinceramente não sei... como espectador penso que iria ao Lowlands. Mas na realidade o meu plano a curto prazo é ir pelo menos dois dias ao FMM Sines. Sempre que posso lá estou eu - é um senhor festival, aprendes sempre qualquer coisa nova em Sines. Paredes de Coura também costuma ser muito bom .


Spotify, Pandora ou Grooveshark?

Spotify deveria ser desligado até arranjarem termos honestos com os fornecedores de conteúdo. Pandora está bloqueado fora dos EUA. Gostava do Grooveshark como utilizador antes de ter fechado, não sei como funcionava para os fornecedores de conteúdo...vulgo artistas.


MP3, FLAC, WAV ou vinil?

Para pegar nas sapatilhas e ir correr, MP3. Para ouvir em casa, FLAC. Para gravar e produzir tem que ser em WAV. Vinil está num processo de decisão... não sei se preciso de mais vícios mas o formato em si é lindo (saudades daquelas capas).


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

De literatura ando a reler alguns clássicos ('Animal Farm', 'O Processo'), nada de novo. Li 'O Mapa e o Território' há uns meses...
De cinema, aderi ao MUBI - tem muita coisa interessante, principalmente documentários. Se puderem, passem de vez em quando no CCB e vejam o museu/colecção Berardo, costuma ter coisas boas e é à borla!


Qual é a pergunta mais irritante que te podem fazer?

'Então e não cantas?' .


5 canções para 5 cenários/situações diferentes.

Pink Floyd - Breathe: chegar a casa e limpar a cabeça.
Zu - Ostia: corrida antes do jantar.
Ufomammut - Sublime: 'road trip' nocturna.
Death From Above 1979 - Virgins: festa.
Tool - Right In Two: qualquer um destes...


Esta é difícil: hoje sai esta lista, amanhã sairia outra...




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