domingo, 15 de fevereiro de 2015

DE E POR: GRANDFATHER'S HOUSE – “Skeleton” (2014, Ed. Autor)

Tiago Sampaio e Rita Sampaio, que junta a sua voz em 2013 já com o projecto em andamento, formam uma dupla de irmãos de sangue e também a dupla não menos inspirada pelo one- man-bandismo Grandfather's House, uma das referências prontas a dar cartas da agência/promotora/programadora Bullet Seed.
"Skeleton", o EP de estreia, lançou-os definitivamente no ano passado com 7 temas em que embora com o rock e o falso minimalismo alternativo em fundo conseguem derivar para territórios mais crus, blues e/ou mais folk
Com um 2015 a começar altamente movimentado em palco mas enquanto os festivais não regressam em pleno, há tempo igualmente para dedicar à (re)descoberta da música do duo e traduzir-se a 100% para tempo de antena de tudo o que está por detrás destas canções, em directo. 





Drink of You

Foi a única música que surgiu mais espontaneamente, em apenas um ensaio, quase. Talvez tenha sido essa espontaneidade que lhe conferiu um carácter genuíno e nos fez sentir que esta seria a música que melhor representa a nossa música, tornando-se assim o primeiro single deste 'Skeleton'.





I Ain’t No Joke

Este tema é o grito de revolta do EP ou o que mais se aproxima de algo do género. 
Descreve a forma como às vezes sentimos que perdemos o controlo no rumo que a nossa vida toma ou nos sentimos verdadeiras anedotas nas mãos de alguém que não sabemos quem e não sabemos bem porquê.
Contudo, com um riff de guitarra risonho e melodias de voz tudo menos melancólicas tentamos mostrar o lado encorajador dessa mensagem, à partida negativa.


Keep Talkin’

Foi com esta música que surgiu a hipótese de incluir novos instrumentos ao vivo: quando em estúdio introduzimos teclados na Keep Talkin’. Assim, uma nova abordagem foi tomada em relação às músicas que compunham todo o nosso reportório, ao vivo e em disco.


After The Storm 

Também sendo o folk uma grande influência para nós, talvez esta música seja a mais representativa dessa mesma influência. Expõe uma faceta um pouco menos presente nas restantes músicas, mesmo em termos de interpretação.


Life Deserves

'Life Deserves', na verdade, surgiu quando saímos do estúdio para jantar, em mais um dia de gravações com o João Pedro Ferraz, que produziu este disco. Surgiu uma vaga ideia e, no final do jantar, corremos para o estúdio e começamos a gravar e a fazer experiências e nasceu este tema muito influenciado em Pink Floyd.
Começou por ser um complemento para a 'Lost Woman' mas rapidamente evoluiu e ganhou uma força e dimensão que não esperávamos, o que a tornou uma lufada de ar fresco para nós e para o disco, até porque foi a única música composta em estúdio. 





Lost Woman (lado A e B)

Pesada carga de 'old fashion' blues e soul. O facto de ser o primeiro tema composto para o EP explica esta carga de blues mais crua e não tão reinventada como nos restantes temas. No disco, é o marco do nosso início.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons