sábado, 9 de agosto de 2014

BESTA - "John Carpenter (2014, Raging Planet)




A BESTA está de volta e promete não deixar pedra sobre pedra. “John Carpenter” é o sexto registo da banda e presenteia-nos com um conjunto de temas que, no seu todo, compõem um trabalho coeso e cheio de peso, muito peso! 
Para quem conhece a banda, já sabe aquilo com que pode contar ao ouvir este disco, ou seja, uma dose industrial de grindcore capaz de levar o ouvinte a desejar espalhar o caos à sua volta. 








No entanto, este disco tem alguns pontos interessantes que o diferenciam da maioria das edições do género. Em primeiro lugar, como o próprio nome indica, este trabalho surge como uma homenagem a um dos génios do cinema de terror o qual dá nome ao álbum bem como a algumas das faixas que o compõem. Seria difícil encontrar um tema que assentasse tão bem num disco do género, certo? Há que notar igualmente que este não é apenas mais um álbum de grindcore. Ao longo do disco nota-se uma notória influência da crueza e irreverência do punk na sua variante mais crust em temas como “O Carro Assassino” ou “A Bíblia de Satanás”. Mas o colectivo composto por Gaza, Lafayette, Paulo Rui e Rick Chain não se fica por aqui e confronta-nos com mais algumas boas surpresas. Falo dos temas onde o ritmo abranda e o groove de riffs mais arrastados e pesadões entram em força: músicas como “O Princípe das Trevas”, “Assalto à 13ª esquadra” ou a já referida “A Bíblia de Satanás” são bons exemplos disto. Esta alternância de ritmo mune o disco de um factor extra de interesse, destacando-o dos demais.






Em apenas 13 faixas e, para além de tudo o que foi referido, “John Carpenter” é um disco com toneladas de peso, com brutalidade q.b., uma bateria a desferir blast beats em todas as direções, guitarras sujas e agressivas, um baixo sempre presente e um desempenho, no geral, extremamente competente e consistente. Mas isso já não é novidade para ninguém.
Agora resta colocar o volume no máximo e tentar não partir nada. Aviso-vos desde já, que não será tarefa fácil.


Hugo Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons