terça-feira, 29 de abril de 2014

GONÇALO - "QUIM" (2014, Lovers & Lollypops)




O bracarense Gonçalo, guitarrista dos Long Way to Alaska, aventura-se agora numa carreira a solo com o lançamento do seu EP de estreia que, editado em Janeiro deste ano e com selo da Lovers & Lollypops, parece ser já um dos candidatos a figurar nos melhores do ano.
“Quim” reveste-se de paisagens ora cosmopolitas, ora bucólicas, impulsionadas por um som harmonioso tecido pelas 6 cordas de Gonçalo. Por entre várias ambiências a poesia dos quatro instrumentais do EP impele-nos para um estado de latência onde reina a metafísica de uma calma interior. Numa miscelânea de folk, jangle pop, lo-fi e rock alimentada por uma percussão minimalista, a sonoridade do disco aproxima-se várias vezes daquilo que foi construído por um Elliot Smith. 




Mas não só de instrumentais se faz este disco: destaque para a tocante “Crianças” onde Nuno Abreu, também dos Long Way To Alaska, empresta a sua voz e que transforma por completo.
Já em “Paraguas”, parece que Gonçalo procura a sua epifania junto de uns mágicos Penguin Cafe Orchestra - talvez seja por aqui que se possa sugerir para outro trabalho seu a solo abrir outros mundos com o acrescento de outros instrumentos - e “Cadaquês” é o verbo para uma introspectiva solitária povoada por sonhos e utopias e que num tom celeste e quase divino enaltece a beleza deste capítulo e eleva a alma acima da sua condição.





A doçura e tranquilidade deste "Quim", únicas e incontornáveis, fazem dele não só um registo de excepção, mas sobretudo terapia de prescrição contra o stress e azáfama generalizadas. Ela própria, uma viagem pela infância inesquecível. 7.2




João Ribeiro




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons