terça-feira, 27 de novembro de 2012

:papercutz, Ritz Clube, 21/11/12 - REPORTAGEM



O projecto :papercutz apresentou-se ao vivo numa das salas emblemáticas de Lisboa, o Ritz Clube, num dos concertos em que o novo disco "The Blur Between Us" esteve em destaque.




Para uma sala infelizmente pouco composta, Bruno Miguel trouxe dois convidados: Catarina Miranda e um dos percussionistas dos Re-Timbrar. Descrito como um dos projectos mais originais em estúdio, o cerne dessa originalidade, em que as canções e os ambientes sonoros vão tornando cada elemento mais solitário e mais frio, torna-se palpável ao vivo, servindo tanto canções que neste disco, como o próprio Bruno refere, versam sobre a morte como um elemento regenerador da vida, como canções que no anterior disco falavam mais sobre a perda que acontece quando se cresce e se deixa a infância. Espelhos diferentes da personalidade analítica dos temas que se ouvem.

Um pouco entre estes dois universos, a performance do trio em palco acabou por ser timidamente invadida por pequenas fases de ansiedade - dentro do que algo parecido possa afectar a performance de algum artista - que em nada beliscaram uma actuação sólida e a um nível verdadeiramente internacionalizável, com uma iluminação e estética de palco sóbrias e à altura de um espectáculo que parece construído em muito mais do que aquilo que realmente o sustenta: o brilhantismo de canções que são um constante desafio, um desafio do que é o acústico, conotando-se a uma interpretação emotiva de letras e melodias, dentro do drone electrónico, picos de intensidade que lhe dão uma muito ambicionada vida própria.



Desengane-se quem pensa que os :papercutz podem ser melhor provados pela aprovação internacional: a cover já bem conhecida de "Disintegration", tema-título de um dos discos dos The Cure, é muito feliz, enquadra-se perfeitamente no espectáculo, mas não é um tema alheio que personaliza mais um projecto já de si glitchy o suficiente.


A noite haveria de terminar com uma "Rivers" improvisada, apenas com voz e percussão dividida entre artistas e audiência, uma das várias canções a abraçar com força em 2012 de outras tantas que fazem parte de "The Blur Between Us". Afinal, um projecto que nem toda a gente sabe que gosta: olá The XX, os :papercutz já estão um passo à frente.

André Gomes de Abreu
Fotografias de David Cachopo
(galeria já disponível em
facebook.com/bandcom)














0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons