quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ainda tens que ouvir #4: Noiserv - A day in the day of days


Noiserv é um one-man-band, criado na mente de David Santos, um jovem engenheiro electrotécnico que em 2005 decide abrir as portas ao som que grava no seu quarto. Em 2008 lança o seu primeiro disco, One Hundred Miles from Thougtlessness, ao que lhe sucede o EP que é analisado neste artigo, A Day in the day of days, dois anos depois. As suas músicas, quase sempre minimalistas e com uma sonoridade acústica e, ao mesmo tempo, electrónica, são provas de uma nova onda de música experimental em Portugal.


A viagem começa às 6h da manhã com Mr. Carousel. E se achavam que instrumentos pouco usuais como o xilofone não podiam fazer música com estilo, desenganem-se: as notas tristes que David Santos retira das teclas grava em loop e acrescenta-lhes acordes de guitarra, numa sonoridade electro-acústica muito agradável.

Quem já assistiu a uma actuação ao vivo deste génio sabe como são produzidos os efeitos iniciais de The Sad Story of a Little Town: com uma máquina fotográfica analógica – isso mesmo! Repetem-se as teclas melancólicas (mas sem que tal se torne aborrecido) e juntam-se vocais sobrepostos, criando um efeito chorus interessante.

É hora de almoço (13h58) e B.I.F.O entra com dedilhar de guitarra e a voz sempre serena de David. Pelo meio adquire-se uma harmonia algo sombria, regressando novamente à calma que é característica nas suas músicas. Entretanto anoitece, são 19h10 – Time2. David reflecte sobre o tempo e o seu efeito nas emoções que corroem a sua mente. Attenagro aparece-nos com um órgão leve e lento, convidando-nos a uma meditação, sobre a cama numa nuvem de fumo – são 22h20 e a cassete chega ao fim.

É a voz grave de Noiserv, juntamente com as teclas e linhas de guitarra tocadas com as mesmas duas mãos, que torna este projecto tão bom. Em palco, mostra-se tímido, esconde-se entre os instrumentos e algumas piadas, mas se tiverem oportunidade de assistir, não a desperdicem – não ficarão desiludidos. 

Luís Carreto




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons