domingo, 5 de agosto de 2012

Birds Are Indie - "How Music Fits Our Silence"




Os Birds Are Indie são um duo que vem de Coimbra, mais propriamente um rapaz e uma rapariga chamados Ricardo Jerónimo e Joana Corker. Começaram a fazer música em 2010 de forma bastante simples e descomprometida (tal como os próprios dizem, não são músicos) e nesse mesmo ano lançaram 2 EPs Love Birds, Hate Pollen e Life is Long através da netlabel Mimi Records. Apesar da simplicidade tanto nos instrumentos utilizados como na construção das canções, a pop descontraída dos Birds Are Indie cativou a crítica e o público o que lhes valeu concertos por todo o país destacando-se a presença no Festival de Música Independente em Braga, Musicbox, no Festival Novos Talentos FNAC ao lado de bandas como os PAUS, Memória de Peixe e We Trust, bem como recentemente uma pequena tour por várias cidades espanholas.


Em 2012 lançaram o seu primeiro longa-duração intitulado How Music Fits Our Silence, gravado pela editora Murmürio Bookings (criada pelos mesmos) e com a importante participação de Henrique Toscano. O álbum é composto por 12 temas que vêm na sequência do brilhante trabalho das anteriores edições, apresentando a mesma simplicidade na construção das canções, o mesmo amor, aliados a uma maior maturidade e profissionalismo (mas não em exagero!), deixando os ouvintes com o mesmo sentimento de paixão. Estamos assim na presença de um disco que apesar de não muito inovador em relação aos EPs acaba por não ser repetitivo, o que faz dele um excelente álbum de estreia.


Faixas curtas, instrumentos acústicos, letras de amor e sobretudo suavidade em ambas as vozes são a receita de um disco que encanta logo à primeira audição. Marcado por uma grande homogeneidade entre todas as faixas, é difícil de destacar qualquer música de um disco que funciona tão bem como um conjunto. Começo talvez por destacar “Needless to Say”, uma canção que mostra que não é preciso um sem número de acordes e de instrumentos para fazer uma bela canção. Segue-se “Black Sun” e a belíssima “I Will Say It In Your Face” que nos deixa uma enorme vontade de cantarolar.

Já na segunda metade do disco surge “A Bad Hair Day”, faixa na qual é impossível resistir a uma assobiadela e estalar de dedos e no final fazer um repeat (que pena serem apenas 2 minutos!). Até ao final do disco podemos dizer que é mais do mesmo, canções puras, feitas com tanto amor e que não nos poderiam soar melhor na cabeça.




Com tantos dissabores e tristezas que este mundo nos dá, nada melhor que How Music Fits Our Silence para nos aconchegar e fazer ver que afinal o mundo está repleto de amor para dar, tal como o Ricardo e a Joana fazem questão de nos transmitir. Um autêntico disco de cabeceira para nos embalar em belos sonhos.

Continuem a contar-nos histórias de amor que nós gostamos de ouvir!
Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons