quarta-feira, 11 de julho de 2012

ISTO NÃO É O MILHÕES DE FESTA com THROES + THE SHINE, LOUNGE, 28/6/2012 - REPORTAGEM



É verdade, sim. Os Throes + The Shine não actuaram nesta noite sozinhos, mais uma das noites no Lounge com a Lovers & Lollypops em destaque (um destaque partilhado nesta noite com a pontiaq), mas infelizmente, já não chegámos a tempo de ver o concerto completo da banda que fez a abertura da noite, os Savanna.

 


Rock e kuduro são palavras que designam géneros musicais que pouco partilham entre si. "Rockuduro", o híbrido sonoro mas também ortográfico, designa melhor do que quaisquer outros atributos possíveis tudo o que os Throes + The Shine representam, a parte do som bem mais másculo e louco dos Throes e a parte não menos insana nem pesada no número de palavras por segundo de que os The Shine se ocupam.
O que, inevitavelmente, muitos consideram um fracasso, outros considerarão uma surpresa agradável.


Com os The Shine a meio gás, por ausência de um dos rapazes do duo, o Lounge "sofreu" ainda mais a ausência de regras de um espectáculo onde se sortearam pelo meio bilhetes para o Milhões de Festa, onde a banda vai tocar, o público teve o microfone nas mãos e os pés em 5 ou mais sítios ao mesmo tempo. Em disco imparáveis, em palco imperdíveis, as inevitáveis "Ewe", "Hoje É Festa", "Makumba" ou "Batida", a fechar a muito custo um concerto que só pecou por curto e onde a individualidade do rock n' roll parece esbofeteada por si própria, onde rock n' roll e kuduro são a seu devido tempo a panaceia para quem quer mais do que ambos podem despertar, onde um disco criado de forma aparentemente espontânea e orgânica cria trilhos que serão inevitavelmente explorados por todo o Mundo.


Perante tal espectáculo, parece agora quase difícil imaginar separado o que no início parecia uma união sem outro futuro.


André Gomes de Abreu
Fotografias por Catarina Abrantes Alves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons